A IV MOSTRA CÊNICA E DIDÁTICA DOS CURSOS DE ARTES (TEATRO E DANÇA) DA UESB já está Acontecendo! Nesta Segunda (02/04) é o terceiro dos seis (06) dias de evento. E quem ganha o palco durante estes dois próximos dias é a turma do IV Semestre de Dança em: TUDO QUE ME VEM À MENTE É CORPO.
"Integrada ao Programa de extensão Engenho de composição, a disciplina Técnicas de corpo I tem como proposta artística a criação de um espetáculo de dança atrelado ao processo de aulas técnicas. Durante a primeira parte da disciplina (de outubro a dezembro de 2011) vivemos em sala de aula conteúdos técnicos que instrumentalizassem os alunos no que se refere a técnicas de respiração, alongamento e condicionamento físico, propriocepção, lateralidade, eixo e equilíbrio, assimilação e execução de sequências de movimentos, consciência corporal global e fragmentada. Felizmente, essa vivência esteve todo tempo atrelada aos nossos estudos de Cinesiologia aplicada I, que é o estudo do corpo em movimento, no nosso caso, vinculado à dança. Foram momentos intensos de autoconhecimento, muitas perguntas, muitas vivências compartilhadas, muitos desafios da mecânica corporal e também de todas as expectativas, desejos e frustrações que nos acometem psicologicamente e emocionalmente nessa trajetória sensível do corpo. Que corpo? O meu? Mas o meu corpo existe quando o comparo com o do outro. Eu só existo se legitimado pelo olhar do outro. Hi, mas isso foi conteúdo de Didática e práxis pedagógica da dança... Cada indivíduo ganha existência e identifica suas peculiaridades pela convivência social. “Mas, então, qual é sua ideia para o espetáculo? Preciso de um título para os seminários de criação. Vocês já tem o título do espetáculo? A produção do Engenho tem prazos, prazos, prazos... vou apertar sua mente!” “(suspiros) Tudo que me vem à mente é corpo... É isso! A única coisa que temos até agora é essa sensação, esse desejo de trabalhar o corpo integrado do ser, como uma complementação ao corpo sexualizado e exteriorizado na pesquisa do espetáculo Cabalé. Tudo está integrado. Coloca aí, então: TUDO QUE ME VEM À MENTE É CORPO. Este é nosso tema e nosso título!” Tínhamos então, em dezembro, tudo e nada. Corpo-uno; corpo-fragmentado; corpo-razão; corpo-divindade; corpo-fragilidade; corpo social, corpo-matéria, corpo discente, corpo docente, corpo-emoções, corpo-grupo; corpo-alma; corpo-mente; corpo-mundo; corpo-limitações; corpo-desejo; corpo-vida; corpo-morte; corpo-memória; corpo-esquecimento; corpo-placebo; corpo-física quântica; corpo-mídia; corpo-agora; corpo-sentidos; corpo-cultura; corpo-conhecimentos; corpo-humano; corpo-movimento; corpo-potencial; corpo-ideal; corpo-texto; corpo-harmonia; corpo-ousadia; corpo-desafio; corpo-dor; corpo-choro; corpo-riso; corpo-medo; corpo-dança; corpo-perfeito; corpo-alienação; corpo-sensibilidade; corpo-individualidade; corpo-individualismo; corpo-alteridade; corpo-existência, corpo-amor. O que ficará mais evidente neste momento de nossas vidas?"
(Discentes do 4º semestre de licenciatura em Arte-dança e Prof. Ms. Lauana Vilaronga)
O que? Espetáculo "TUDO QUE ME VEM À MENTE É CORPO"
Onde? Centro de Cultura ACM - Jequié
Quando? Dias 02/04 e 03/04
Horário? 1º sessão 18h | 2º sessão 20h
Preço? Entrada Gratuita
Além do espetáculo "TUDO QUE ME VEM À MENTE É CORPO" acontece paralelamente o projeto: "INTERFACES POÉTICAS" que são atividades paralelas realizadas pelos docentes e discentes dos cursos de Teatro e Dança da UESB. Processo de Criação advindos das disciplinas cursadas no semestre 2011.2, nos quais, a aliança entre a produção artística, a fruição estética, o conhecimento científico se encontram-se traduzidos em diversidades poéticas, interfaces humanas e alteridades
Nenhum comentário:
Postar um comentário