RODAS E RODRIGUES - semeando criação

Códigos de Nelson Rodrigues e Chico Buarque

A ideia dos Seminários de Criação é uma dessas coisinhas geniais que Roberto de Abreu tem o dom de inventar.

A experiência da publicação da obra, para os menos experientes. A socialização dos processos criativos. A elaboração teórica do conteúdo apresentado em sala de aula. Enfim, uma pedagogia nova e indiscutivelmente funcional, criadora, interessante, envolvente.

No dia 24 de Julho aconteceu o Seminário do 1º semestre:

Pós-Modernidade, Tropicália, Roda Viva e Teatro Pós-dramático 

Neste seminário, segundo o próprio orientador buscou-se "discutir os processos de criação utilizados na construção de "Roda Viva", texto de Chico Buarque, que teve sua primeira estréia dirigida por José Celso Martinez Corrêa, em 1968, ícone do movimento tropicalista no teatro. O processo de criação ocorre na disciplina Estudos do Corpo e da Voz I, sob orientação do professor Roberto de Abreu, com as turmas de calouros de teatro e de dança, e se propõe a estudar "teatralidades contemporâneas", baseando-se no teatro de imagens, no jogo, e no relevo dado à fisicalidade e à musicalidade como norteadores de um teatro pós-dramático (Lehmann, 2008).

O que vimos foi um lindo e impactante seminário, com os calouros quentíssimos dando seu recado, se experimentando nas práticas criativas, no desafios das possibilidades corporais e no jogo musical. Pura emoção.

A plateia não deixou por menos, participou, aplaudiu, comentou e debateu os temas apresentados.


Fotos de Aroldo Fernandes:

Chamada no pátio

Música e tentação
Profº Roberto de Abreu

Lauana Vilaronga na plateia

Derrubando barreiras

Intensidade

Lavando a alma

Marcas e dramas

O corpo e a cena

E na semana seguinte, tivemos o Seminário sob orientação da Profª Maria de Souza:

Anti-Realismo Rodrigueano

Aqui os estudantes do 3º semestre de Licenciatura em Teatro apresentaram seu processo criativo e os conceitos trabalhados durante o semestre.

Além da biografia de Nelson Rodrigues, um dos 3 centenários famosos deste ano, ao lado de Luiz Gonzaga e Jorge Amado (tudo nordestino!!!), tivemos acesso a alguns traços do realismo no teatro, e fomos inundados pela singeleza da poesia de Marina Tsvetaeva em emocionante trabalho de Caio Braga, que agora é nosso colaborador, pois foi o selecionado como Bolsista de Extensão do Engenho. Parabéns, Caio Braga!


Forte do Seminário foi, sem dúvida a profusão de imagens rodrigueanas.


Do figurino, à maquiagem, da postura dos atores em seus personagens à execução de seu trabalho corporal, tudo exalava o glamour e a desconfiança do universo do autor.

O debate também foi quente e falou-se muito sobre os procedimentos artístico-pedagógicos experimentados pelo grupo de estudantes desde o primeiro semestre, sobre os desafios das montagens e sobre as experiências com os diferentes professores-diretores.


Fotos: Jomir Gomes

Instalação no Pátio - nossa fronteira de contato com a UESB


Polly Kirllya arrasando como personagem de Nelson Rodrigues


A cena e a plateia

Caio Braga e a poesia de Marina Tsvetaeva   

Profª Maria de Souza

Máquina de escrever - um dos ícones rodrigueanos

Jornal - o universo de Nelson Rodrigues

A plateia e a cena

Vicente de Paula em cena no pátio


Fica o convite para o próximo seminário, com a turma do 3º semestre de Licenciatura em Dança, orientada pela Profª Lauana Vilaronga. 


O seminário se chama Alinhavo - Poesia, História e Dança. Será no dia 14 de agosto, às 19h no LABORATÓRIO DE ARTES, na UESB Jequié. Lembrando que este evento é aberto para toda a comunidade.


4 comentários:

  1. Oi pessoal,

    Parabéns pela produção teórica e artistica.

    Socorro Cabral
    DCHL

    ResponderExcluir
  2. perdi o primeiro infelizmente. Mas o referente à obra de Nelson pude assistir. A prof.Maria está de parabéns e a turma nossa arrebenta. Estou ansiosa pelo espetáculo! parabéns. Ah sim foi muito pedagógico e didático e já vi " em cena" futuros professores...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sua presença foi iluminadora, querida. Semana que vem tem mais. Agora, o universo da Dança. Abraços, obrigada pela parceria.

      Excluir